Hoje nesse artigo, vamos falar sobre o que é DEFI, finanças descentralizadas (DeFi) é um movimento que visa contornar os intermediários financeiros tradicionais, migrando os serviços financeiros para uma blockchain.” Os entusiastas de DeFi acreditam que os contratos inteligentes (Smart Contracts) são extremamente importantes para a infraestrutura financeira futura, com a premissa de que bancos, corretoras e outras instituições financeiras se tornarão obsoletos, substituídos por uma nova geração de serviços robustos e transparentes baseados em blockchain.
Em vez de simplesmente descentralizar as transações, como acontece com o Bitcoin, o DeFi visa descentralizar todo o setor financeiro. Isso é realizado por meio de contratos inteligentes, que são códigos de programação
que permitem que transferências e acordos complexos, sejam realizados na blockchain sem a necessidade de autoridade central.
A primeira onda de inovação do DeFi finanças descentralizadas veio na forma de ofertas iniciais de moedas (ICOs). Isso permitiu que as empresas trocassem entidades corporativas e contas bancárias por contratos inteligentes e tokens baseados em blockchain, e levantassem milhões em financiamento sem a necessidade dos guardiões das finanças tradicionais.
Desde então, a inovação não parou. Os desenvolvedores de DeFi estão ocupados construindo uma infraestrutura para um mundo totalmente novo, de serviços baseados em blockchain: As corretoras descentralizadas, como o Uniswap, permitem que qualquer pessoa negocie de qualquer lugar, apenas com uma conexão à Internet.
Qualquer pessoa pode trocar ativos diretamente com um contrato inteligente, sem a necessidade de uma entidade centralizada.
Protocolos de empréstimo como Aave e Compound são o equivalente a lojas de penhores, mas baseados em blockchain. Os usuários podem através da criptografia e um contrato inteligente, pode tomar emprestado sem verificações de crédito. Existe também os robôs-consultores DeFi, como Yearn, que atuam como consultores
financeiros descentralizados, alocando automaticamente ativos digitais em diferentes protocolos DeFi para obter o maior rendimento.
Em comparação com os serviços financeiros tradicionais, essas alternativas descentralizadas, oferecem aos usuários mais controle sobre seus fundos, transações mais rápidas com mais transparência e a possibilidade
de lucrar com inovações financeiras. Coletivamente, essas inovações DeFi estão criando uma nova base financeira para desafiar o setor financeiro tradicional.
E alguns analistas sugerem que a ruptura pode ser tão históricamente significativa quanto invenções inovadoras,
como a imprensa escrita ou a Internet. Não fique de fora dessa disruptura no mercado financeiro e faça parte dessa grande inovação. Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos! 😉👍
Veja também:
Dicas Para Quem Ganha Pouco Dinheiro
O que é Bitcoin?