O que é mineração de Bitcoin? E será que precisa ficar cavando alguma coisa? será que vale a pena baixar aí o software e tentar minerar bitcoin de casa? Nesse artigo vamos tentar te explicar tudo isso! Bom, o processo de criação de novas unidades de bitcoin é muito parecido com a busca por ouro, daí vem o conceito de mineração do bitcoin. No ouro, os mineradores ficam cavando a jazida até encontrar o metal precioso, já no bitcoin os mineradores fazem cáculos de probabilidade até encontrar a resposta correta e fechar cada bloco de informação.
Esses blocos de cálculo são enfileirados de maneira que um bloco de informação, fica atrelado ao bloco seguinte, é o chamado “Blockchain“. E depois de encontrada a resposta correta, os mineradores apresentam esse cálculo do bloco fechado pra toda rede verificar se tá tudo correto. E se tiver tudo OK a rede segue adiante adicionando o próximo bloco, nessa corrente de informações. Esse processo todo é chamado de “Proof of Work” onde toda a rede acompanha os cálculos de cada bloco e verifica se a conta tá certa ou não e também se ninguém resolveu trapacear.
É assim que o blockchain do bitcoin atinge o consenso sobre o que é processado em toda a rede. O minerador que fechar o bloco primeiro, recebe bitcoin como recompensa e hoje essa recompensa é de 6,25 bitcoins por bloco. E a cada 4 anos essa recompensa é cortada pela metade, fazendo com que entre menos bitcoins no mercado. Quer uma analogia? A lógica da rede bitcoin funciona assim como montar um quebra-cabeça. Existem 2 tipos de participantes: os mineradores e os nodes.
Os mineradores são os participantes que ficam aí catando as peças do quebra-cabeça e tentam formar a imagem do jogo. Já os nodes são aquelas tias metidas que ficam dando pitaco pra ver se você pegou a peça certa. Quando o minerador encontra a peça que faltava, é muito fácil todo mundo perceber e verificar se a imagem está correta ou não. É um mecanismo bastante transparente e todo mundo acompanha em tempo real os resultados.
E a gente trouxe aqui o exemplo do quebra-cabeça, porque bitcoin usa justamente a teoria dos jogos. A rede inteira compete para checar primeiro no resultado matemático e receber bitcoins antes que eles acabem. Os mineradores estão correndo contra o tempo, isso porque têm um número limite de bitcoins que a rede pode criar 21 milhões. E mais de 18 milhões já foram criados. Isso quer dizer que em 12 anos de rede bitcoin, 80% da oferta já existe. E os últimos 20%, menos de 3 milhões de bitcoin, vão demorar 120 anos para serem entregues pros mineradores.
Por isso que a largada da rede foi o momento mais importante e rentável pros mineradores receberem bitcoin. O início de uma blockchain é o período mais vulnerável e a rede precisava fortalecer e descentralizar o máximo possível, por isso que lá no início do bitcoin de 2009… 2013 qualquer pessoa com computador, uma CPU poderia minerar e receber muitos bitcoins por isso. Só que depois que a rede amadureceu, e mais participantes entraram, a dificuldade desses cálculos também aumentou.
É o famoso ajuste de dificuldade, que acontece a cada 2 semanas. Isso quer dizer que quantos mais participantes, mais computadores aí processando os cálculos e competindo pra resolver os blocos, mais poder computacional entra na rede. E o algorítmo do bitcoin ajusta a dificuldade dos cálculos de acordo, justamente, com esse poder computacional da rede. E se por exemplo a rede esvaziar, o poder computacional cair e ficar só umas maquininhas mequetrefes ali, o algoritmo ajusta esses cálculos pra pegar leve com o pessoal. E esse poder computacional é medido em ‘Hashrate’ que é o que determina o poder de cálculo da rede bitcoin.
E a gente tem percebido que esse poder computacional, o hashrate, tá cada vez maior. Um hashrate mais alto, tem algumas implicações, a primeira é que a rede se torna mais segura. Para atacar uma rede com hasrate alto, precisa ter máquinas muito potentes e muita energia, o que fica cada vez mais difícil conforme a rede cresce. E com o tempo, os computadores também precisavam de mais poder computacional, pra fazer os cálculos mais complexos e isso exige máquinas mais potentes e mais modernas e também mais energia.
É por isso que quem usava computador caseiro, CPU, precisou depois de um tempo, de placas de vídeo dedicadas, as GPUs pra poder minerar bitcoin e depois de um tempo essas GPUs também começaram a “rengear” e ficaram obsoletas, frente à novas tecnologias que começaram a surgir aí na rede bitcoin. Toda uma indústria se criou ao redor da mineração e máquinas específicas foram criadas, as ASICS.
Hoje, uma única ASIC solitária aí na sua casa, não vai fazer nem cosquinha pra você arrecadar bitcoin. São necessárias várias dessas máquinas pra ter um poder computacional suficiente pra competir aí com o restante da rede e garantir os seus bitcoins. E se você der um Google, vai encontrar umas imagens aí na internet de galpões gigantescos de máquinas de mineração. A galera investe pesado em estrutura. É por isso que minerar bitcoin hoje, do computador de casa, no Brasil, não vale a pena. E desconfie de quem fale que tem uma empresa de mineração de bitcoin na nuvem ou de mineração de bitcoin no Brasil e te oferece possibilidade de investir nisso, porque hoje isso não é mais viável.
Um outro ponto é que mesmo que você for cabeça dura e tentar minerar bitcoin da sua casa, você vai pagar uma conta de luz absurda, a ponto de não compensar o investimento nas máquinas e também de você não receber bitcoin o suficiente como recompensa pra pagar a conta de eletricidade que vai chegar. É por isso que hoje em dia os galpões de mineração estão localizados em regiões onde a energia elétrica é abundante e barata, Locais como Uruguai, Islândia e até parques e energia eólica e solar lá na China. Nesses lugares a energia é até desperdiçada, porque é produzida em excesso e não tem demanda pra absorver tudo.
Então a rede bitcoin ela acaba reciclando e aproveitando a energia que iria fora. Tá! mas e se os mineradores um dia decidirem se revoltar? Eles podem dominar a rede bitcoin? roubar todos os bitcoins só pra eles?” Isso seria o maior tiro no pé pros mineradores! E porque? a teoria dos jogos aparece de novo pra colocar lógica aí na coisa. A rede bitcoin foi criada para que todos os participantes, colaborem entre si e sejam compensados por proteger e rodar a rede. Por isso, qualquer ação contrária ou é sem efeito, ou acaba não valendo a pena para o revoltado de plantão.
Os mineradores são dependentes da rede bitcoin, eles são os últimos interessados a mudar o funcionamento, porque impactaria justamente no retorno financeiro deles. A maioria dos mineradores têm interesse em proteger a rede, porque sem ela, e se ela começar a dar pau, por exemplo, o próprio bitcoin perde valor, e o trabalho dos mineradores acaba. Não tem incentivos financeiros para que os participantes da rede se voltem contra ela. É por isso que o bitcoin usa a teoria dos jogos pra rodar e para estimular os mineradores a sererm guardiões da rede e protegerem o seu ‘ganha pão’.
Além disso, qualquer movimento suspeito, é imediatamente detectado pelos nodes, e comunicado à rede. Assim como se você pegar quiser encaixar uma peça de outro jogo de quebra-cabeça lá na sua imagem, aquela tia que fica só olhando vai avisar todo mundo que você está roubando. Esse nodes sim podem ser rodados por você, por pessoas ao redor do mundo e você pode rodar no seu computador de casa. Você, claro, não vai receber bitcoins como recompensa assim como os mineradores recebem, mas você vai ter o poder de monitorar a rede e ser a ‘tia-dedo-duro’ caso alguém resolva roubar no jogo. São esse nodes que garantem a descentralização e ajudam a proteger a rede bitcoin. E hoje existem cerca de 11 milhões de nodes, espalhados ao redor do mundo protegendo a rede bitcoin. Então, em resumo, a não ser que você queira investir aí numa mega fazenda de mineração de bitcoin em outro país e focar nisso, minerar bitcoin com poucos recursos, no Brasil, e sem entender esses detalhes técnicos de mineração não vale a pena.
E não adianta aí se iludir! o mercado de mineração de bitcoin já está bastante evoluído e não é mais só uma coisa de nerd, onde é só você pegar e plugar seu computador e fazer rios de dinheiro. É um mercado cada vez mais avançado tecnologicamente e profissionalizado. A mineraçã de bitcoin virou um mega business e já tem até ações de mineradoras de bitcoin na Nasdaq então não é brincadeira. E do nosso ponto de vista, se o seu foco não é pensar no mercado internacional e minerar bitcoin e você quer mesmo assim aproveitar as subidas exponenciais do bitcoin a resposta é simples: compre de forma constante ao longo do tempo e guarde pra o longo prazo. Simples assim!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! 😉
Veja também:
O que é Blockchain?
O que é DEFI? Finanças Descentralizadas