Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que são fundos imobiliários de uma forma bem simples e resumida. vamos lá… Mas o que são fundos imobilários?
Os Fundos Imobiliários, ou FIIs, são um tipo de investimento onde várias pessoas se juntam para investir em oportunidades do setor imobiliário. Cada investidor, que a gente chama de cotista, tem uma pequena parcela desses empreendimentos, que são chamadas as cotas. Existem 3 tipos de fundos imobiliários:
Os fundos de tijolo, os fundos de papel e os fundos de fundos. Mas o que cada um deles significa? Calma, que é bem simples, e vamos te explicar.
Os fundos de tijolos investem em empreendimentos físicos, como shoppings, hospitais, prédios comerciais, galpões logísticos e por aí vai. Já os fundos de papéis investem em títulos ligados ao setor imobiliário, como Letras de Crédito, Certificados de Recebíveis, Letras Hipotecárias, entre outros. Já os fundos de fundos, como o próprio nome diz, são formados por outros fundos – tanto fundos de papel, quanto fundos de tijolo, e é uma opção caso você queira diversificar a sua carteira. Uma coisa importante é você saber que os FIIs são negociados em Bolsa de Valores, ou seja, para investir você precisa acessar um Home Broker ao invés de ir na área de Fundos de Investimentos, que algumas pessoas confundem. Basta você informar o código do fundo, ou o ticket, como é feito em ações, e assim você vai conseguir realizar as negociações. Mas você deve estar se perguntando: quais as vantagens de investir em Fundos Imobiliários?
Esse investimento pode ser uma boa opção para você ingressar no mercado imobiliário sem precisar ter o dinheiro todo para comprar um apartamento ou uma loja, por exemplo. Com pouco mais de 10 reais, você já pode investir em um FII e vai receber um aluguel proporcional a esse valor investido. Isso de forma simples e sem a burocracia de ter que comprar um imóvel sozinho.
Além disso, com os Fundos Imobiliários você vai poder investir em imóveis de setores e localidades diferentes, com um valor bem menor do que seria pelo meio tradicional. E ai? gostou do artigo? Compartilhe ele com seus amigos. 😉👍
Veja Também: