Afinal, o que são NFTs? nos tempos de hoje, todo mundo vive falando sobre. E até mesmo os grandes artistas, estão investindo nela, artistas como: Justin Bieber, Neymar, Lady Gaga, Eminem Snoop Dogg e Post Malone, apenas alguns para nomear, mas a grande pergunta é? o que é NFT? qual a utilidade dele? Para responder a essa pergunta, primeiro temos que entender como funciona o sistema de blockchain. A blockchain dá segurança para uma rede descentralizada, utilizando diversos tipos de códigos. Vamos a uma analogia…
Você está saindo de casa com uma maça no bolso, e decide passar no supermercado, quando você chega lá, a sua maçã cai do seu bolso, e o segurança te acusa de estar roubando essa maçã do mercado. Como você prova que aquela maça realmente é sua? nesse caso você provávelmente vai precisar de uma testemunha. Dentro da Blockchain essa maça teria um código, ao qual conseguimos rastrear a origem dela e Por quem ela passou desde o seu nascimento. Na blockchain cada maçã seria única com seu próprio código, logo facilitaria provar a sua inocência.
A sigla NFT significa “Non Fungible Token” ou “token não fungível”, mas para você saber o que algo não fungível, a gente precisa primeiro saber o que que é fungível, e o melhor exemplo para isso é o próprio dinheiro, que pode ser trocado por outro. Uma nota de 100 por exemplo pode ser trocada por outra do mesmo valor.
Os itens não fungíveis, costumam ser obras de artes e objetos raros e itens colecionáveis esse tipo de coisa, eles sempre vão representar algo único que não pode ser substituído, graças a Blockchain não é possível falsificar ou fraudar uma NFT, ela sempre vai ser o única e o seu código determina se ela faz parte, ou não daquela coleção. Um famoso exemplo, o quadro da Monalisa cai bem aqui, temos diversas falsificações na vida real, mas dentro da blockchain conseguimos saber qual é a verdadeira e única obra.
Temos diversos exemplos de como os NFTs estão sendo usados e colecionados hoje em dia, Vale ressaltar que esses NFTs podem ser vendidos em mercados como o Open Sea pelos mais diversos valores, Open sea que é um dos maiores mercados que existem no momento. Nos jogos temos personagens ou mesmo itens sendo vendidos para usufruir dentro do jogo, te dando algum tipo de vantagem sobre aqueles que não tem uma NFT, ou mesmo para você ter acesso ao jogo, é necessário possuir uma NFT, isso gera a famosa usabilidade para essa NFTs.
Nos esportes recentemente a gente teve o Messi assinando um contrato com plataformas de fan tokens e NFTs, mas também já temos diversos outros times e jogadores apostando nesse mercado. Dentro dos esportes normalmente a gente compra uma NFT de jogadores famosos que possuem diversos níveis de raridade, que costumam ser muito limitados gerando ecassez, fazendo assim seu preço subir.
Maior uso hoje em dia é definitivamente no setor artístico, Onde encontramos diversas cartas colecionáveis, imagens, pinturas, e a própria Bored Ape que os artistas tanto investem. São aquelas imagens dos Macacos dos mais diversos estilos, as pessoas não costumam levar a sério, mas o valores ultrapassam a casa de 1.500.000 de reais, 350.000 dólares em torno.
No começo a tecnologia, as NFTs não tinham lá muita utilidade, mas hoje em dia cada vez mais projetos, aderem ao uso das NFTs como um bem que vai te dar privilégios. No setor da música, a gente consegue receber royalites das músicas dos artistas que conseguimos utilizar uma NFT como entrada para um show ou mesmo para receber desconto. Nos esports se você for detentor de uma NFT de algum jogador, pode dar chance a ter menos tomar um cafezinho e jogar uma bola com seu ídolo.
A verdade é, o uso das NFTs tanto não digital, como na vida real, estão só crescendo a cada dia que passa, e cada vez mais temos grandes empresas interessadas em investir nesse ramo, o próprio YOUTUBE por exemplo, já esboço interesse em lançar NFTs dentro de sua plataforma. No mercado brasileiro, temos a gigante do setor de vestuário RESERVA, que está lançando sua linha RESERVA EX que se trata de um departamento focado na WEB 3 onde eles vão unir as NFTs com a moda.
O fato é que, os passos estão sendo dados pelos grandes players do mercado, e resta aguardar até o mundo se adaptar à nova realidade que já está presente e é inevitável, toda nova tecnologia revolucionária quando ela é lançada, leva tempo até o grande público aderir. Aconteceu com aparelhos celulares, aconteceu com as redes sociais, e vai acontecer com o mercado de NFTs, quando todos estiverem falando sobre NFTs o grande público vai sentir uma necessidade de pertencimento, e cedo ou tarde vai acabar aderindo a nova moda.
As NFTs nada mais são do que, ativos digitais, no qual a gente pode vender, mas o preço dela é imensurável, depende de quanto alguém está disposto a pagar, Depende do quanto alguém acredita naquilo e depende também da usabilidade no mundo real. todas as NFTs são únicas, e existem diversos metadados, no qual a gente pode dar diversas categorias e raridades para essa NFTs. Esse foi um geralzão do que são NFTs, esperamos que você tenha gostado do conteúdo, e se gostou, compartilhe ele com seus amigos. 😉
Veja Também:
O que é mineração de Bitcoin?
O que é Blockchain?
O que é DEFI? Finanças Descentralizadas